• RH estratégico: o grande desafio das empresas

    As empresas que possuem um bom planejamento estratégico conseguem passar uma imagem institucional transparente frente ao mercado de trabalho. Hoje, o RH demanda de mais atribuições do que antigamente,o que exige que o setor seja mais descentralizado e orientador. Essa evolução vem exigindo das empresas modificar seu modelo de gestão e apostar mais na área como uma parte fundamental do crescimento da organização.

    A empresa que conseguem ter um RH estratégico tem maior capacidade de formular planos e metas, traçar objetivos mais claros, reter profissionais e ainda planejar o futuro. Sem contar que a ferramenta ainda auxilia nas decisões cruciais da empresa e a conhecer o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes.

    Confira alguns passos que podem ajudar a sua empresa a ter um bom planejamento estratégico:

    Determinar as metas e traçar o caminho que deseja seguir é a principal ferramenta do planejamento;
    É necessário analisar a organização e identificar quais são os pontos fortes e fracos da empresa;
    Determinar a missão, visão e valores da empresa permite que o planejamento esteja de acordo com as políticas da empresa;
    Saber identificar o público com que deseja conversar é fundamental para definir melhor os caminhos e objetivos;
    Traçar os objetivos da ação, as demandas do mercado e os interesses da empresa fazem parte de um bom planejamento;
    Valorizar a comunicação e ter um bom relacionamento com a imprensa pode garantir bons frutos para a empresa;
    Definir os objetivos, estratégias e metas é fundamental para traçar os objetivos que a empresa deseja alcançar;
    Planejar as ações que podem levar a empresa a alcançar os objetivos desejados de maneira mais rápida;
    Fazer o monitoramento para avaliar o andamento dos planos que estão sendo desenvolvidos é uma boa forma de avaliação;
    Avaliar os resultados da estratégia utilizada possibilita a empresa manter as ações que estão sendo desenvolvidas ou mesmo modificar o rumo dos projetos para atrair bons resultados.

    Por: Rodolfo Zanini - Consultor ComercialPrincipal contribuidor.